Revisão de glosas das cirurgias realizadas desde maio de 2010 para pagamento

 
Encaminhe à CASSI pedido de revisão de glosas das cirurgias realizadas desde maio de 2010 para pagamento, conforme acordo selado na ANS.


SOLUCIONADOS OS IMPASSES COM A CASSI

No dia 14 de fevereiro, em memorável tarde, a FeCOOESO/CBO/SBO e a CASSI estiveram reunidas na sede da ANS para selarem um acordo, intermediado pela agência reguladora. É fundamental que fique registrada esta mudança de atitude, por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar, visando a conciliação de pendências na sua área. Ficou evidente a boa vontade e o esforço dos seus diretores, Dr. Antonio Carlos Endrigo e Carlos Eduardo P.C. Figueiredo na solução dos problemas apresentados.

Ficou decidido, COM VALIDADE PARA TODO O BRASIL, que:

1) GUIA ORIZON - Somente os médicos que trabalham sem auxílio da informática terão de fazer os seus pacientes assinarem a guia da Orizon e remetê-las para a CEPAG, em Brasília (vide item 3). Os serviços informatizados estarão dispensados de enviar as guias, devendo permanecer com elas assinadas pelos pacientes (que serve como documento presencial) até o pagamento ser efetivado. Basta neste caso o envio da produção por meio eletrônico. Quem estiver informatizado não precisa enviar documento nenhum.

2) TONOMETRIA OCULAR – A CASSI vai liberar a tonometria ocular para todos os pacientes que demandem a consulta oftalmológica, conforme parecer do CBO, sem limite de idade. A CASSI precisa alterar sua programação, tendo solicitado o prazo de 30 dias para adequar seu sistema.

3) RECEBIMENTO DAS GUIAS – Conforme dito anteriormente, para guias eletrônicas não haverá necessidade de enviar nenhum documento para a CASSI. Quando não for eletrônico – guias físicas, a CASSI precisa do prazo de 30 dias para efetuar o pagamento, que passará a contar após o recebimento das guias na CEPAG, em Brasília, onde todo o serviço foi centralizado. Caso seja enviado pelo Correio, via sedex, poderá chegar mais cedo. A CASSI disponibilizará outros meios de recebimento de guias.

4) TEMPO PARA RESPONDER RECURSO DE GLOSAS – A CASSI, até junho de 2011, disponibilizará uma ferramenta web, no portal CASSI para responder no menor tempo possível as contestações de glosas. Assumiram na ANS que tiveram dificuldades operacionais, mudanças de programas, que estavam sendo sanadas.

5) BOLETIM ANESTÉSICO – Concordaram em não mais exigir o Boletim Anestésico, farão auditoria. Já implantaram auditoria concorrente em MG e CE. A CASSI enviará à ANS um cronograma para implantação em todo o país. No RJ será implantado em 30 dias.

6) PAGAMENTO DE INSTRUMENTADORAS – Por dificuldades operacionais, a CASSI não quer fazer cadastro de instrumentadoras, mas estas poderão ser pagas por reembolso, como é feito com os anestesistas. Solicitaram o prazo de 30 dias para consultar o seu departamento jurídico. No recibo deverá constar toda a identificação da emitente; nome, CPF, RG, endereço e telefone, além da assinatura.

7) CIRURGIAS DE PORTE SUPERIOR A 4 - Grande notícia!!! – voltarão a pagar em dobro as cirurgias oftalmológicas de porte superior a 4, realizadas em regime de curta permanência de internação. Solicitaram o prazo de 30 dias para adaptar seus sistemas de pagamentos a este pleito, a partir de quando se iniciará o novo valor. Além disso, as glosas efetuadas desde maio de 2010, que foram contestadas no recurso de glosas, nos prazos contratuais, serão pagas.

Finalizando, salientamos a maneira cordial como foi realizada a reunião. A Oftalmologia Brasileira fica grata à diretoria da CASSI, representadas na ocasião por Arcília C.P. Pereira Machado, Patrícia Tourinho Dantas e Miguel Archanjo de Souza Aguiar Netto por ter acatado suas reivindicações. A FeCOOESO, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia se colocam à disposição da CASSI para ajuda-la na relação com seus oftalmologistas credenciados em todo o Brasil.

Fazemos votos que frutifique uma relação amistosa e de grande progresso, que favoreça, sobretudo, os beneficiários da CASSI, os principais interessados.


Nelson Louzada
Presidente da FeCOOESO e Coordenador de Honorários Médicos do CBO.

 
CBO TV
FeCOOESO 2006
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B/sala 303 - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22210-030 - Tel./Fax (21) 2556-5803