Congresso da Soblec esclarece oftalmologistas sobre resolução do CFM

 
O V Congresso Brasileiro da Soblec (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria), realizado entre os dias 15 e 17 de abril de 2011, no Estação Convention Center, em Curitiba, se consagrou como um evento marcante para oftalmologistas de todo o país, registrando a participação de 1658 inscritos. Em diversas oportunidades, a apresentação de cases e a troca de experiências entre os maiores especialistas da área, inclusive alguns vindos do exterior, oportunizaram a discussão de temas pertinentes à defesa da saúde ocular da população.

De acordo com a presidente da Soblec, Tania Schaefer, a programação científica do congresso foi planejada nos mínimos detalhes para atender aos interesses profissionais, administrativos e humanos do oftalmologista brasileiro, visando colocar em relevo a qualidade de seus procedimentos, dentre eles, o da adaptação de lentes de contato.

“Com a recente aprovação da Resolução 1.965/11 do CFM (Conselho Federal de Medicina), entendemos ser primordial esclarecer nossos membros sobre a validação e a interpretação desse documento. Ele surgiu após a análise de inúmeras e graves complicações advindas do uso inadequado das lentes de contato e, ainda, do comércio das mesmas sem a devida prescrição oftalmológica, trazendo uma série de prejuízos para nossa saúde pública. Com o estabelecimento desses critérios, que versam sobre a expansão e a incursão do setor do comércio na esfera médica e vice-versa, foram criados princípios e diretrizes que garantem o exercício pleno de nossa profissão”, explica Tania Schaefer.

Resolução e noite de homenagens - Para que a nova resolução fosse aprovada, o trabalho da Soblec junto ao CFM foi primordial, em subcomissão formada pelos doutores Ernesto Kugler Batista Júnior, Nedy Neves, Paulo Ricardo de Oliveira (vice-presidente da Soblec) e Tania Schaefer (presidente da Soblec), além do apoio de membros do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) na pessoa de seu presidente, doutor Paulo Augusto de Arruda Mello. Como destaque, figura o nome do coordenador da Câmara Técnica do CFM, o doutor José Fernando Maia Vinagre que foi um dos homenageados de honra do evento.

“Escolhemos o nome do doutor Vinagre como mérito por seu empenho e comprometimento com nossa causa”, explica a presidente da Soblec, que o parabenizou por seu brilhante trabalho junto ao CFM, além de elencar a representatividade do órgão para a medicina brasileira. “Nosso Conselho Federal de Medicina realiza uma atividade séria, profícua e hercúlea. Temos muito a nos orgulhar por sua contribuição em um ponto tão essencial para nossa classe como é a adaptação de lentes de contato. E, nesse quesito, rendemos nossos elogios e admiração pelo respeito a esta nobre causa idealizada pela oftalmologia”, ressaltou a médica.

Na noite de homenagens, Tania Schaefer também deu abertura às comemorações dos 40 anos de existência da Soblec, que tem como missão promover cursos, simpósios e congressos, produzir manuais e dar pareceres sobre o procedimento médico de adaptação de lentes de contato, voltados ao aperfeiçoamento do médico oftalmologista e de toda a sua equipe, a fim de evitar danos a saúde ocular da população.

Para saber mais, acesse: www.soblec.com.br.

 
CBO TV
FeCOOESO 2006
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B/sala 303 - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22210-030 - Tel./Fax (21) 2556-5803