Comissão Nacional Pró-SUS debate carreira médica e preparativos para o ENEM

 
Integrantes da Comissão Nacional Pró-SUS – Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM) se reuniram nesta sexta-feira (12), para deliberar sobre diversos assuntos de interesse dos médicos e da sociedade. Um dos temas em pauta foi o PL 3.734/2008, que propõe fixar em R$ 7.000,00 o salário-mínimo dos médicos. O texto ainda aguarda relatório da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.

Na reunião, se decidiu que as discussões sobre carreira de estado específica para os médicos também devem ser reforçadas. No último Encontro Nacional de Conselhos de Saúde, realizado semana passada, em Florianópolis, o tema foi amplamente debatido por lideranças regionais e convidados que concordaram com a importância do projeto como forma de melhorar a assistência e valorizar o exercício da profissão médica.

A pauta do encontro da Comissão Nacional Pró-SUS incluiu ainda os preparativos para o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), previsto para o fim de julho. Inclusive, foram acertados detalhes sobre a realização dos pré-ENEMs, os eventos regionais que antecederão o fórum nacional a ser realizado em Brasília. As datas dos pré-ENEMs ainda não foram confirmadas. Há propostas de que se realizem no dia 26 de março (Norte e Centro-Oeste) e 14 e 15 de maio (Sul e Sudeste).

No ENEM, um dos temas que deve ser destaque é a precariedade dos vínculos trabalhistas dos médicos. “A precarização do trabalho médico é a própria precarização do SUS e nós queremos o contrário, queremos reforçar o SUS com a valorização profissional”, explica o coordenador da Pró-SUS, Aloísio Tibiriçá.

Participaram também José Fernando Vinagre (CFM), Mauro Ribeiro (CFM), Renato Azevedo (Cremesp), Márcio Bichara (Fenam) e Roberto Tenório (Cremepe).


Fonte: CFM, 12/3/2010

 
CBO TV
FeCOOESO 2006
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B/sala 303 - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22210-030 - Tel./Fax (21) 2556-5803