CT de Implantes avalia nova resolução do CFM sobre órteses e próteses

 
Um dos itens da pauta da reunião da Câmara Técnica de Implantes desta sexta-feira, dia 5 de novembro, foi a discussão sobre a Resolução CFM nº 1956/10, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e determina arbitragem de especialista quando houver conflito.

Julio Torres, representante do CFM, leu o documento e, em vista de diferentes opiniões sobre alguns pontos, João Bosco de Oliveira e Luiz Carlos Sobânia, coordenadores da reunião, sugeriram que cada Sociedade de Especialidade se manifeste por escrito indicando quais itens do documento poderiam afetar a prática médica. As Sociedades terão até dia 10 de dezembro para fazer o encaminhamento à AMB.

A seguir, Melva Carbonel, consultora da Câmara Técnica de Implantes, relatou o que foi tratado durante reunião realizada em 27 de outubro com representantes do Ministério da Saúde.

O principal destaque é que, devido ao momento político de transição de governo, o trabalho conjunto entre a CTI e o departamento de média e alta complexidade do SUS não pode ser definido. Além disso, as representantes do Ministério pediram à Câmara Técnica que faça a descrição técnica (tipos, tamanho, circunstâncias de utilização, materiais utilizados para fabricação) de todas as órteses e próteses já listadas.

O último ponto tratado na reunião da CTI foi a apresentação feita por Wilson Pereira e José Carlos Pachon, ambos de Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, sobre os benefícios da associação de desfibrilador e resincronizador cardíaco.

Eles defenderam por meio de estudos científicos que o uso de um aparelho com as duas funções reverte consideravelmente os casos de possível morte súbita. Sendo assim, comunicaram que pretendem pedir à ANS a inclusão no rol de procedimentos.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Implantes será no dia 10 de dezembro, quando serão definidas as metas do grupo para 2011.


Sexta, 5 de Novembro de 2010

 
CBO TV
FeCOOESO 2006
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B/sala 303 - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22210-030 - Tel./Fax (21) 2556-5803