Especialidades Cirúrgicas reunidas na AMB

 
Na tarde de terça-feira, 25 de agosto, as Especialidades Cirúrgicas reuniram-se na sede da AMB, em São Paulo, para discutir dificuldades comuns. Entre os temas debatidos: necessidade de valorização do título de especialista, CBHPM e formação de novas diretrizes de atuação.

O grupo foi formado durante o 28º Congresso Brasileiro de Cirurgia. “O CBC comandará o processo. A AMB dará apoio e estrutura jurídica, pois não se trata da criação de outra entidade. É uma forma de atuação conjunta que tem potencial de desencadear um grande movimento”, disse Roberto Gurgel, diretor de Defesa Profissional da AMB.

Para Edmundo Machado Ferraz, presidente do CBC, as Especialidades Cirúrgicas estavam lutando isoladamente pelos objetivos, o que resultaria em perda de poder político. “O CBC representa a especialidade mãe e cabe a nós a iniciativa de aglutinação. Desse modo, podemos identificar os problemas comuns e nos articularmos para enfrentá-los com comportamento federativo”.

Segundo Ferraz, a ideia de criar o grupo é devido à extrema dificuldade do momento. “É um tempo crítico. Precisamos assumir a atitude, valorizar o título de especialista, discutir com profundidade para deliberarmos de forma uniforme”.

Estavam presentes no encontro: Edmundo Ferraz (CBC), Fábio Montenegro (Cabeça e Pescoço), Jorge Carlos Curi (APM), Roberto Gurgel (AMB), Rogério Toledo (FBG), Antônio Bispo (Sobracil), Nilson de Melo (Febrasgo) e Fábio Jatene (Cirurgia Torácica).

A próxima reunião está agendada para o dia 24 de setembro às 12h30.


Fonte: Associação Médica Brasileira, 26/8/2009


 
CBO TV
FeCOOESO 2006
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B/sala 303 - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22210-030 - Tel./Fax (21) 2556-5803